segunda-feira, 12 de abril de 2010

Estacionamento de caminhão é livre

Caminhão pode estacionar em qualquer lugar?

Desde que seja em área de estacionamento permitido, a princípio, sim.


A dúvida é de um colega de redação, incomodado com um caminhão que sempre fica estacionado na porta de sua casa, atrapalhando um pouco a visibilidade, já que a rua é estreita (e tirando sua vaga...).

Mas ele terá que se acostumar com a ideia.
Consulta feita ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) não deixa dúvidas. Desde que a área seja de estacionamento permitido (e olha que nem estamos falando de carga e descarga...) e não haja nenhum tipo de sinalização proibindo, caminhões são veículos como outros quaisquer e podem, como tal, estacionar normalmente em áreas destinadas a estacionamento.
A exceção fica por conta dos locais onde o trânsito de veículos pesados é proibido, o que normalmente acontece em cidades grandes, nas áreas centrais e corredores mais movimentados, quando há regulamentação específica do município. Nesses casos, se não é permitido circular, por consequência, também não se pode estacionar.

37 comentários:

  1. Parabéns pela informação prestada! Muito clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que o caminhão fique parado muitos dias na frente da residência, numa área residencial?

    ResponderExcluir
  3. Paula, tenho uma grande dúvida: minha rua é bastante estreita e de mão dupla, quase em frente à entrada e saída da garagem do meu prédio, tem uma rua, ou seja, o outro lado da rua é uma esquina. Um dos condôminos do meu prédio para o caminhão bem de frente, já ouvi dizer que parar a menos de 5 metros de uma esquina é proibido. E mesmo quando não está na esquina, parado na frente do prédio, acaba prejudicando a visão para a saída da garagem è possível fazer alguma coisa?

    ResponderExcluir
  4. Caminhoneiro é tudo folgado mesmo. Poxa, isto é bom senso, cidadania! Parar em rua com pista dupla um caminhão basculante que ocupa toda uma faixa é falta de respeito. Os carros têm que passar pela contramão! Por isto este país nunca vai pra frente. Devido a falta de educação desse povo (educação de berço e de estudo msm).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você deveria rever seus conceitos. Nem todos caminhoneiros são folgados como vc afirma. São tbem vítimas de nossos políticos mais preocupados em falcatruas e desvios de verba do que em trabalhar em prol do planejamento e investimento necessário pra harmonizar o crescimento urbano. Ainda bem que ainda existem caminhoneiros para que tudo o que precisamos possamos buscar "ali na esquina". Ou como vc acha que chega tudo o que precisamos para nossa sobrevivência, saúde, higiene e lazer tão perto de onde moramos?
      Precisamos entender que o caminhão é um mal necessário e pensar em facilitar o seu trabalho em vez de colocá-los cada vez mais em situações de dificuldade.

      Excluir
    2. É... mas ele o faz de graça? Não. E eu pago e muito bem pelo seu trabalho. Ele que alugue um pátio para guardar seu caminhão. Pois iptu é igual para todos.

      Excluir
    3. Concordo, o bom sendo vale nessas horas,o cara quer estacionarcum caminhão enorme numa rua estreita e atrapalha a saída da garagem dos outros..... absurdo, tem que ser guinchado mesmo.

      Excluir
    4. Concordo, o bom sendo vale nessas horas,o cara quer estacionarcum caminhão enorme numa rua estreita e atrapalha a saída da garagem dos outros..... absurdo, tem que ser guinchado mesmo.

      Excluir
    5. Já tive caminhão, o bom senso em primeiro lugar, estou passando pelo mesmo transtorno mora a 17 anos em uma rua estreita ele para uma carreta enfrente aos fundos da casa do sogro onde construiu sua casa agora quando ele para não consigo tirar meu carro da garagem se eu tiver na rua não entro na minha garagem e aí cadê o bom senso

      Excluir
    6. Já tive caminhão, o bom senso em primeiro lugar, estou passando pelo mesmo transtorno mora a 17 anos em uma rua estreita ele para uma carreta enfrente aos fundos da casa do sogro onde construiu sua casa agora quando ele para não consigo tirar meu carro da garagem se eu tiver na rua não entro na minha garagem e aí cadê o bom senso

      Excluir
  5. De graça não, caminhoneiro paga ISS ( imposto sobre serviço para a prefeitura que está emplacado), IPVA que é bem caro diga-se de passagem que também ajuda o municipio de sua placa, ANTT para rodar pelas estradas, e o próprio IPTU tendo em vista que ele também é morador. antes de julgar descubra quanto se paga para manter um caminhão. Fora o seguro e o risco que tem de ladrões viverem roubando os pneus e baterias que também custam bem baratinhos. São trabalhadores e pagam impostos como todo mundo e até mais.

    ResponderExcluir
  6. De graça não, caminhoneiro paga ISS ( imposto sobre serviço para a prefeitura que está emplacado), IPVA que é bem caro diga-se de passagem que também ajuda o municipio de sua placa, ANTT para rodar pelas estradas, e o próprio IPTU tendo em vista que ele também é morador. antes de julgar descubra quanto se paga para manter um caminhão. Fora o seguro e o risco que tem de ladrões viverem roubando os pneus e baterias que também custam bem baratinhos. São trabalhadores e pagam impostos como todo mundo e até mais.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Como o colega disse "É... mas ele o faz de graça? Não. E eu pago e muito bem pelo seu trabalho. Ele que alugue um pátio para guardar seu caminhão. Pois iptu é igual para todos."

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, o meu vizinho liga o seu caminhão todo dia para encher ar na porta do meu apartamento as 05:00, isso faz muito barulho e está me incomodando. Posso tomar alguma providência?

    ResponderExcluir
  10. Todo mundo só sabi reclamar que caminhao faz isso caminhao faz aquilo
    mas se ñ tiver caminhao rodando vcs que reclamao ñ teriao nem o que comer e nem o que vestir porque td depende do caminhao para transportar ,todos reclamam que atrapalha no transito e quando esta estacionado mas ñ sabem a falta que faria se para-sem todos de uma só fez .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, mas ninguém está reclamando de caminhão. Assim como motoristas de carro e moto, tem caminhoneiro sem noção de bom senso. Fazer ar as 5 da manhã na janela doa outros e deixar um trambuco estacionado na rua atrapalhando os outros é coisa de caminhoneiro sem noção sim.

      Excluir
  11. Todo mundo só sabi reclamar que caminhao faz isso caminhao faz aquilo
    mas se ñ tiver caminhao rodando vcs que reclamao ñ teriao nem o que comer e nem o que vestir porque td depende do caminhao para transportar ,todos reclamam que atrapalha no transito e quando esta estacionado mas ñ sabem a falta que faria se para-sem todos de uma só fez .

    ResponderExcluir
  12. Eu moro no Rio, em uma rua residencial, estreita e de mão dupla. Estou tendo problemas com um caminhoneiro folgado! Não consigo ir e vir, pois ele estaciona ( durante a semana, pois no fim de semana meu marido está em casa) em frente a minha garagem. Ja chamei guarda de trânsito e não adiantou nada. Deveria sim existir uma lei que me ajudasse, Pois esse mês me custou um poste, falta de luz durante duas semanas, um pai de 90 anos na sala vermelha por problemas cardíacos e um marido quase preso por desacato a autoridade... O caminhoneiro covarde e que gosta de bater em mulher saiu ileso da situação por ter conhecidos dentro da prefeitura.
    Ahhh sim, ele não satisfeito, continua fazendo a mesma coisa. Desovando resto de terra no portão dos outros ( aqui tbm ) acelerando o maldito caminhão todos os dias ( a qualquer hora do dia e noite) entrando acima da velocidade permitida, sem ligar para as crianças a brincar na rua... Ahh, e a busina? ....
    De repende o bom senso, impostos... não funcione com ele!

    ResponderExcluir
  13. Meu problema nem é o trânsito em si; só que convenhamos que ter um caminhão ligado por uma hora em frente a sua porta quando você queria estar dormindo é bem desagradável! Será que o cidadão não tem calçada na frente da casa dele, tem que incomodar os outros? Falta bom senso, respeito e uma boa dose de "Semancol", que é sempre bom.

    ResponderExcluir
  14. Meu problema nem é o trânsito em si; só que convenhamos que ter um caminhão ligado por uma hora em frente a sua porta quando você queria estar dormindo é bem desagradável! Será que o cidadão não tem calçada na frente da casa dele, tem que incomodar os outros? Falta bom senso, respeito e uma boa dose de "Semancol", que é sempre bom.

    ResponderExcluir
  15. e se o caminhão parar enfrente de um ponto de onibus?

    ResponderExcluir
  16. ficar parado emfrente de um ponto de onibus

    ResponderExcluir
  17. Aqui na minha rua é um verdadeiro inferno, ele fica em frente a minha casa e para entrar e sair da garagem é um problema, não posso chegar tarde porque tenho que parar o carro no meio da rua. E quando ele viaja e chega as vezes meu carro está parado o outro lado da rua, ele acha que a rua é só dele e a gente tem de tirar o carro para ele estacionar. Um absurdo isso, as leis deveriam ser mudadas, ou as prefeituras deveriam sinalizar as ruas estreitas com proibido estacionar para esse tipo de veículo.

    ResponderExcluir
  18. Verdade vale o bom senso.
    Mas se você acha que paga caro pelo serviço do caminhoneiro reavalie seu conceito peça nota fiscal e busque saber o porque o valor do produto, pois nos pagamos caro por causa dos impóstos imposto pelo nosso governo e não por causa do frete ,que se é caro também é devido os impóstos pagos que não é pouco.
    Agora uma saída é acabar com os caminhões aí tudo melhora , pois vão ter que trazer o produto de carro e os produtos para a exportação e importação traz tudo de carro. Aí vamos ver para quanto que vai o frete.

    ResponderExcluir
  19. Olá boa boa tarde nosso caso aqui e bem complicado moramos em família em quintal só meu cunhado mora ao lado eu no meio e minha sogra do meu lado aqui temos dois portões um que seria para nós usarmos o outro fica no meio do quintal meu cunhado e muito folgado e prevalecido ele tem um caminhão e entre meio os dois portões cabe o caminhão dele tranquilo ele fez uma rampa em minha casa pra gente entrar com o carro até aí tudo bem só acontece que ele também tem um carro ele deixa o carro dele no meio do quintal dificultando a entrada é saída da gente pela garagem agora essa semana pedimos para que ele tirasse o caminhão para gente coloca pedra na entrada do portão que cabe a nós ele enlouqueceu querendo bater em todo mundo o que ele fez foi ele coloco o caminhão dele trancando o outro portão até aí tudo bem queríamos nosso portão livre mas eu gostaria de saber mesmo ele achando que tem direto sobre o portão ele pode trancar o portão que diz ser dele a lei não que portão e privativo nem o mesmo o dono do portão põe tranca o portão muito obrigada

    ResponderExcluir
  20. Nao eh fácil ter um caminhao, e caminhoneiros nao sao bem pagos como um mané citou acima...vcs tem que se acostumar!

    ResponderExcluir
  21. Assim como dizem q o caminhoneiro tem que ter bom senso, as pessoas tambem devem usar o tal bom senso.

    ResponderExcluir
  22. Um camiao nao é um veiculo normal é um pesado nao é veiculo de lazer e ocupa 2 lugares querem vao para parques proprios

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho um vizinho que ele é o filho trabalham com caminhão, ha anos eu peço que não coloquem em meu portão ,pois moro sozinha e o caminhão é grande e tampa toda visão da minha casa ,já tive problemas com o filho dele ,pois quando reclamo e me manda pra tudo quanto é lugar e cheguei até ligar para delegacia ,só que o pai me pediu e garantiu que o mesmo não iria mais continuar fazendo o que sempre fez quando eu reclamava .
    O mais absurdo é que ele bota o caminhão no meu portão deixando o portão dele livre .
    Como posso resolver isso ,já que conversar nunca resolveu pois já falei mais de 50 vezes pra não botar em minha porta e além de tudo isso os ladrões se escondem atrás do caminhão pra assaltar.

    ResponderExcluir
  24. Todos esses problemas que vocês citaram acontecem nas cidades por um único motivo: falha na legislação de trânsito dos municípios. Em rua estreita o correto é perminir estacionamento apenas de 1 lado da via e não permitir o estacionamento ou transito de veículos pesados, ou seja, ônibus, tratores e caminhões (exceto em casos que se porte autorização dos órgãos responsáveis para tráfego de caminhões com materiais de construção e etc). Mas isso fica só em sonho mesmo. Do mais, falta é educação e respeito do ser humano. Nem tudo o que é permitido, convém.

    ResponderExcluir
  25. Moro no Plano Piloto - Asa Norte, Brasília/DF.Também passo por esse descaso do DETRAN.Fiz denúncia e não fui atendida, estando o caminhão guincho parado há meses numa esquina, a menos de cinco metros da entrada à direita, obstruindo o trânsito. A resposta do DETRAN É QUE NÃO EXISTE PLACA INDICATIVA de ESTACIONAMENTO PROIBIDO. FALHA da engenharia de trânsito, sendo acobertada por eles meses. Ridículo. Desrespeitoso. Isso é BRASIL sem lei e sem comando.Tudo isso pra evitar dizer um palavrão.

    ResponderExcluir
  26. tem alguma restrição quanto ao tipo de carga

    ResponderExcluir
  27. Ei boa noite. Em frente ao meu trabalho existe uma placa de carga e descarga fixada em um poste. Só q a placa está antes do estabelecimento. Gostaria de saber quantos metros antes de depois é o carga e descarga?

    ResponderExcluir
  28. UM CAMINHAO COM GADO PODE FICAR ESTACIONADO POR DIA EM UMA RUA PUBLICA??IMPOSSIVEL FAZER REFEICAO DEVIDO AO FORTE CHEIRO EXALADO

    ResponderExcluir
  29. o caminhão de lixo fica estacionado em frente a minha casa após o horario de expediente sendo uma via urbana ,o cheiro é horrivel como devo proceder

    ResponderExcluir